Deus sempre age certo
Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta. Mas Deus lhe deu um cacto e uma lagarta. O homem ficou triste pois não entendeu o porquê do seu pedido vir errado. Daí pensou: também, com tanta gente para atender… E resolveu não questionar.
Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixou esquecido. Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores e a horrível lagarta transformou-se em uma belíssima borboleta.
Deus sempre age certo. O seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado. Se você pediu a Deus uma coisa e recebeu outra, confie. Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa, no momento certo.
Nem sempre o que você deseja, é o que você precisa. Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar. O espinho de hoje, será a flor de amanhã!
Mensagem de Deus
Conheço teu medo, a tua felicidade e os teus sonhos. Conheço tua estrada e sei exatamente o teu destino. Conheço-te por dentro…
E sem que tu tenhas que me pedir, eu entendo o que tu queres. Conheço o teu sorriso, e sei tudo que está dentro do teu coração. Conheço e te reconheço em qualquer lugar…
Sei do teu amor, da tua saudade, dos sonhos que movimentam a tua vida e da esperança que te faz lutar. Amo-te pelo que tu és, e para mim, és um ser valioso. Amo-te, mesmo quando perdes a confiança em mim. Amo-te, mesmo sem saberes… Acompanho-te desde sempre! Estou ao teu lado mesmo quando pensas que te abandonei…
Vibro em cada minuto da tua felicidade. Choro com cada lágrima tua. Sofro com toda a tua dor, e te estendo as mãos a todo momento, embora muitas vezes teimes em não me pedires ajuda, mesmo assim, continuo a te proteger…
Conheço-te e sei que és muito especial, como é especial cada filho meu, mas cada um com as suas diferenças, ainda assim o meu amor é incondicional, e ele é o maior amor do mundo. Conheço-te, porque eu te criei…
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Salmo 46:10)
As coisas que aprendi na vida
Aprendi que não importa o quanto eu me importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. Aprendi que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferir-me de vez em quando, mas eu preciso perdoá-la por isto. Aprendi que falar pode aliviar minhas dores emocionais.
Aprendi que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la. Aprendi que verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias. Aprendi que eu posso fazer, em instantes, coisas das quais me arrependerei pelo resto da vida.
Aprendi que o que importa não é o que eu tenho na vida, mas quem eu tenho na vida. Aprendi que os membros da minha família são os amigos que não me permitiram escolher. Aprendi que não tenho que mudar de amigos, e, sim, compreender que os amigos mudam.
Aprendi que as pessoas com quem eu mais me importava na vida me foram tomadas muito depressa. Aprendi que devo deixar sempre as pessoas que amo com palavras amorosas, pois pode ser a última vez que as vejo. Aprendi que as circunstâncias e o ambiente têm influência sobre mim, mas eu sou responsável por mim mesmo.
Aprendi que não devo me comparar aos outros, mas com o melhor que posso fazer. Aprendi que não importa até onde eu chegue, mas para onde estou indo. Aprendi que não importa quão delicado e frágil seja algo, sempre existem dois lados.
Aprendi que vou levar muito tempo para eu me tornar a pessoa que quero ser. Aprendi que eu posso ir mais longe depois de pensar que não posso mais. Aprendi que ou eu controlo meus atos ou eles me controlarão.
Aprendi que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário, enfrentando as conseqüências. Aprendi que ter paciência requer muita prática. Aprendi que existem pessoas que me amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Aprendi que meu melhor amigo e eu podemos fazer muitas coisas, ou nada, e termos bons momentos juntos. Aprendi que a pessoa que eu espero que me pise, quando eu estiver caído, é uma das poucas que me ajudarão a levantar. Aprendi que há mais dos meus pais em mim do que eu supunha.
Aprendi que quando estou com raiva, tenho direito de estar com raiva, mas isto não me dá o direito de ser cruel. Aprendi que só porque alguém não me ama do jeito que eu quero não significa que esse alguém não me ame com tudo que pode. Aprendi que a maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que eu tive, e o que aprendi com elas, do que com quantos aniversários já celebrei.
Aprendi que nunca devo dizer a uma criança que sonhos são bobagens, ou que estão fora de cogitação, pois poucas coisas são mais humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse em mim. Aprendi que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, tenho que aprender a perdoar a mim mesmo. Aprendi que não importa em quantos pedaços meu coração foi partido, o mundo não para pra que eu o conserte.
Apenas aprendi, as coisas que aprendi na vida!
Sempre é tempo de recomeçar
Sempre é tempo de recomeçar. Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos. Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade. Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado. Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel. Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo. Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho. Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos.
O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade. As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos.
Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente. Na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino. O destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você? Você está pronto para recomeçar?
O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira
A arte de viver bem
Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar, mas cobre de cada um a sua responsabilidade. Não deixe de usufruir o prazer, mas que não faça mal a ninguém. Não pegue mais do que você precisa, mas lute pelos seus direitos.
Não olhe as pessoas só com os seus olhos, mas olhe-se também com os olhos delas. Não fique ensinando sempre, você pode aprender muito mais. Não desanime perante o fracasso, supere-se o transformando em aprendizado.
Não se aproveite de quem se esforça tanto, ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer. Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade. Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros…
O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo! Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto. Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração.
Momento difícil
Há momentos em nossas vidas em que o mundo parece estar parado. Tudo parece estar distante de nós, ou quem sabe, nós parecemos estar distantes de tudo. Momentos onde nos sentimos vazio, mesmo estando rodeado de pessoas. Momentos onde nada parece ser tão importante, tudo parece ter perdido o seu sentido.
As coisas parecem estar todas foras do lugar, no peito uma dor, um aperto, uma aflição sem um por quê aparente. Bate uma forte vontade de sumirmos. Uma falta de um algo que nem mesmo sabemos o que é. Um desejo muito forte de nos refugiar e nos reservar em um lugar isolado, distante, bem distante! Um desejo de se calar, uma vontade involuntária de chorar… De gritar…
Neste momento os desesperos nos sobrevém com muita intensidade e parece ser mais forte que nós mesmos. Nossas forças se esgotam diante da “força” de nossas fraquezas! É difícil, muito difícil permanecer inabalável diante das circunstâncias adversas. Nessas horas, precisamos de uma palavra de conforto, mas tudo parece ser muito complexo, ninguém encontramos, pensamos estar a sós…
Chegamos a pensar até que Deus está insensível aos nossos pedidos. As dificuldades parecem ser gigantes, poderosas, indestrutíveis. O nosso sorriso se esconde, perde seu brilho natural. E esses nossos olhos confinantes, nos entregam, demonstrando escancaradamente o que estamos passando. Hum, esses nossos olhos… Reveladores, eles não mentem. Mesmo que de nossos lábios saiam palavras
contraditórias, as nossas realidades, esses nossos olhos nos entregam, não nos deixam mentir.
contraditórias, as nossas realidades, esses nossos olhos nos entregam, não nos deixam mentir.
Depois dos nossos olhos reveladores, vem o outro nosso grande revelador de segredos, o silêncio. Esse que é capaz de nos falar intimamente. Ele que às vezes fala mais do que muitas palavras, ele que vem acompanhado da tristeza, que nos faz calar, demonstrando a ausência de coisas e momentos bons a serem compartilhados e contados com entusiasmo. E em nós, só nos vem o pensamento de perder e o medo pelo porvir, um medo do amanhã, onde parece que nossos sonhos se frustraram, que jamais se realizaram… Nunca mesmo!
As forças se acabam, o dia escurece e perde todo o seu esplendor. O sol parece não mais esquentar, a lua parece não mais iluminar, o caminho parece não ter fim. Em nossos caminhos os obstáculos aparecem ainda mais altos a cada novo passo. Os espinhos vem nos ferir, as pedras nos fazer tropeçar. Tropeçar e cair em um buraco profundo, para um lugar aparentemente sem fim, para um lugar escuro, frio, assustador, onde caímos e lá ficamos, até que alguém nos veja e nos socorra.
Estando nós lá, após passarmos por tantas dificuldades e por provas intensas, é que paramos para analisar a cada situação minuciosamente, o lugar onde paramos para refletir sobre tudo que já se passou em nossas vidas… Aí então, concluímos que este buraco foi o melhor lugar por onde passamos. Mas como assim? Estamos neste buraco sim! Mas ainda não foi lançada terra sobre ele e se lançada, com ela podemos subir. Se a cada grão de terra lançada continuarmos em movimento, em busca da superfície, pisoteando sempre, jamais ficando parado, senão seremos assim soterrados!
E enquanto isso, podemos perceber que todas as dificuldades não passaram de crescimento e amadurecimento para nossas vidas. Que as feridas que nos foram feitas não produziram morte, mas sim a vida. Que não abateram, mas exaltaram. Nos trouxeram lições de vida e nos mostraram que somos fortes o suficiente para superarmos tudo nesta vida. Que somos mais fortes do que imaginamos, que as dificuldades podem ser pedras de obstáculos ou degraus de uma escada, depende de como as encaramos.
E refletimos que temos motivos muito maiores pra sorrir do que pra chorar. Que podemos ler tudo isto, ou seja, nós enxergamos, falamos, andamos, sentimos… Temos e podemos respirar ar puro e esbanjamos saúde perfeita. E percebemos o principal: que nada merecemos, mas que existe um ser que nos ama incondicionalmente, que nos perdoa sempre, com um amor e carinho inefável. E que nunca, jamais, nos deixou de oferecer tal amor, mesmo sendo nós imerecedores.
Um que nos ama, sem má interpretação. Um que nos ama, sem pedir nada em troca, nada diante de tudo que nos oferece. Nenhum absurdo em merecimento do seu amor, deste amor maravilhoso que ele nos concede! Amor sem injustiças, ciúmes, amor este sem sombra ou variações de dúvidas. Aquele que nos amou primeiro, que nos amou e pronto! E de volta só nos pediu uma coisa: “Aceite meu Amor”. Cabe a nós, somente a nós, sermos justo e gratos a Ele, a este que nos oferece de bom grado, imerecidamente tamanho amor.
Aceitar ou não o seu pedido, aceitar ou ignorá-lo, ai é conosco. O que eu e você estamos esperando? Ele é o refúgio eterno, socorro bem presente, amigo fiel, aquele que tem amor inexplicável para nos dar, amor incondicional, maravilhoso, forte. Você já viu ou ouviu amor maior que este? Creio que não. Duvido muito, pois não existe. Ele deu a vida por mim e por você!
Em meio a todos os momentos difíceis ele te diz:
Estarei contigo todos os dias até à consumação dos séculos. Não temas, porque eu estou contigo! Chamei-te pelo teu nome. Tú és meu. Se passares pelas águas, estarei contigo e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, a chama não arderá em ti.
A lição da borboleta
Um dia uma pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou-se e observou a borboleta por várias horas e pensou: como ela se esforça para fazer com que seu corpo minúsculo passe através daquele pequeno buraco! De repente, o homem percebeu que a borboleta parou de fazer qualquer movimento. Não havia progresso na sua luta. Parecia que já tinha lutado demais e não conseguia vencer o obstáculo.
Então, o homem resolveu ajudá-la. Pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta saiu facilmente, mas ele percebeu que seu corpo estava murcho e suas asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que a qualquer momento as asas se abrissem e, firmando-se, pudessem suportar o peso do corpo. Mas nada aconteceu!
Ao contrário, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com o corpo murcho e as asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar porque o homem, na sua gentileza e vontade de ajudá-la, não compreendeu que era o aperto do casulo que fazia com que a borboleta se esforçasse e assim se fortalecesse para passar por meio da pequenina abertura.
Essa é a forma que Deus utiliza para fazer com que o fluido do corpo da borboleta chegue as suas asas, deixando-as fortes e resistentes o bastante para que possa livrar-se do casulo e voar.
Algumas vezes, o empenho é justamente o que precisamos em nossa vida! Se Deus nos permitisse passar pela vida sem qualquer obstáculo, nos deixaria inacabados. Não iríamos ser tão fortes como somos para suportar os momentos difíceis. Nunca poderíamos voar!
Então, o homem resolveu ajudá-la. Pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta saiu facilmente, mas ele percebeu que seu corpo estava murcho e suas asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que a qualquer momento as asas se abrissem e, firmando-se, pudessem suportar o peso do corpo. Mas nada aconteceu!
Ao contrário, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com o corpo murcho e as asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar porque o homem, na sua gentileza e vontade de ajudá-la, não compreendeu que era o aperto do casulo que fazia com que a borboleta se esforçasse e assim se fortalecesse para passar por meio da pequenina abertura.
Essa é a forma que Deus utiliza para fazer com que o fluido do corpo da borboleta chegue as suas asas, deixando-as fortes e resistentes o bastante para que possa livrar-se do casulo e voar.
Algumas vezes, o empenho é justamente o que precisamos em nossa vida! Se Deus nos permitisse passar pela vida sem qualquer obstáculo, nos deixaria inacabados. Não iríamos ser tão fortes como somos para suportar os momentos difíceis. Nunca poderíamos voar!
A águia
A águia é a ave de maior longevidade, podendo chegar aos 70 anos. De maior envergadura de asas, pois abertas podem chegar a 86 cm de comprimento, sua visão é de 300 graus, quase o dobro do ser humano.
Com uma membrana nictante é o único ser que pode olhar direto para o sol. Na forte tempestade não se esconde nem tenta inutilmente enfrentá-la, mas voa acima dela. Fiel a uma única companheira, nunca em bandos, mas sempre sozinha e altaneira, caçadora, guerreira e corajosa, imponente, bela e preciosa no voar e no ataque.
Mas vamos ao mais fascinante: aos 40 anos suas unhas estão compridas e flexíveis e não conseguem mais segurar suas presas. Seu bico se encurva e não morde mais com força, suas asas pesadas e envelhecidas dificultam o seu voo.
Só há dois caminhos: deixar-se morrer ou renovar-se num doloroso e longo processo de 5 meses.
Ela voa para o ninho num paredão no alto da montanha, fica protegida, mas só poderá sair se novamente for capaz de voar. Lá suporta corajosamente a dor.
Ela bate o bico velho contra a pedra até arrancá-lo, espera nascer um novo bico e com ele novamente suportando a dor, arranca as velhas unhas. Novamente espera que nasçam novas unhas e com elas arranca as velhas penas.
Após 5 meses com novas asas, se lançará no voo da vitória e renovação e viverá mais 30 anos. Aos 40 anos renascerá para mais 30 anos, totalizando 70 anos.
Muitas pessoas vivem em constantes brigas e lamentos, vidas de ressentimentos e medo, sem coragem e força para o ritual da renovação do renascimento.
Destrua o bico do ressentimento, arranque as unhas da agressividade, retire as penas do medo que te impedem de voar.
A decisão é só tua! Vai viver como urubu que se alimenta do podre do passado, do que está morto, ou vai voar livre acima da tempestade, recebendo a luz do sol como a águia?
Decida pela vida, voe…
A força e a coragem
É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil. É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para baixar a guarda. É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render.
É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para ter dúvida. É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar de pé. É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los. É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para fazê-lo parar. É preciso ter força para ficar sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio.
É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado. É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver.
Se você sente que lhe faltam a força e a coragem, queira Deus que o mundo possa abraçá-lo hoje com seu calor e amor. E que o vento possa levar-lhe uma voz que lhe diz que há um amigo, vivendo num outro lado do mundo, desejando que você esteja bem e que, acima de tudo, seja muito feliz!
A fábula do beija-flor
Certo dia a mata estava pegando fogo, e um beija-flor começou a pegar água numa folha e jogar no fogo. Os outros animais disseram pra ele que ele estava ficando louco, pois sozinho não iria conseguir apagar todo aquele fogo. Ele respondeu que não conseguiria apagar o fogo sozinho, mas que estava fazendo sua parte.
Fazer nossa parte as vezes só não basta, precisamos convencer as pessoas que aquilo que estamos fazendo é certo. Que assim como um elo apenas não pode formar uma corrente, a união de um grupo em torno do mesmo objetivo é necessária para que esse algo possa ser feito.
Tomar como exemplo o João de Barro, assim como outras aves que mesmo sem ter mãos para carregar o necessário para a confecção de suas casas, vão em frente e fazem um lindo trabalho… É acreditar ser possível aquilo que parece impossível, é acreditar ter condições de ser feito, quando na maioria das vezes, parece não haver condições.
É fornecer a Deus ferramentas para que Ele possa nos ajudar, onde nossa força não nos permite. Dar-nos coragem onde fraquejamos. Conduzir-nos até nosso destino final.
Não Espere
Não espere um sorriso para ser gentil. Não espere ser amado para amar. Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está ao seu lado. Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante em sua vida. Não espere o melhor emprego para começar a trabalhar.
Não espere…
Não espere a queda para lembrar-se do conselho. Não espere a enfermidade para perceber o quanto é frágil a vida. Não espere pessoas perfeitas para então se apaixonar. Não espere a mágoa para pedir perdão. Não espere a separação para buscar reconciliação.
Não espere…
Não espere a dor para acreditar em oração. Não espere elogios para acreditar em si mesmo. Não espere que o outro tome a iniciativa se você foi o culpado. Não espere o “eu te amo” para dizer eu também. Não espere o dia da sua morte para começar a amar a vida.
E então, o que você está esperando?
Esvaziando os
armários de nossa vida
Todos os anos, há um
momento em que olhamos nossos armários com um olhar crítico. Olhamos aquelas
roupas que não usamos há tanto tempo. Aquelas que tiramos do cabide de vez em
quando, vestimos, olhamos no espelho, confirmamos mais uma vez que não gostamos
e guardamos de volta no armário. Aquele sapato que machuca os pés, mas
insistimos em mantê-lo guardado.
Há ainda aquele terno
caro, mas que o paletó não cai bem, ou o vestido “espetacular” ganho de presente
de alguém que amamos, mas que não combina conosco e nunca usamos.
Às vezes tiramos
alguma coisa e damos para alguém, mas a maior parte fica lá, guardada sabe-se
lá porquê.
Um dia alguém me
disse: tudo o que não lhe serve mais e você mantém guardado, só lhe traz
energias negativas. Livre-se de tudo o que não usa e verá como lhe fará bem.
Acontece que nosso
guarda-roupa não é o único lugar da vida onde guardamos coisas que não nos
servem mais.
Você tem um
guarda-roupa desses no interior da ment
De uma olhada séria
no que anda guardando lá. Experimente esvaziar e fazer uma limpeza naquilo que
não lhe serve mais. Jogue fora idéias, crenças, maneiras de viver ou
experiências que não lhe acrescentam nada e lhe roubam energia.
Faça uma limpeza nas
amizades, aqueles amigos cujos interesses não têm mais nada a ver com os seus.
Aproveite e tire de
seu “armário” aquelas pessoas negativas, tóxicas, sem entusiasmo, que tentam
lhe arrastar para o fundo dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos,
mágoas e sofrimento.
A insegurança dessas
pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia, e lá vai você
junto com elas.
Junte-se a pessoas
entusiasmadas que o apóiem em seus sonhos e projetos pessoais e profissionais.
Não espere um momento
certo, ou mesmo o final do ano, para fazer essa “faxina interior”.
Comece agora e
experimente aquele sentimento gostoso de liberdade.
Liberdade de não ter
de guardar o que não lhe serve.
Liberdade de
experimentar o desapego.
Liberdade de saber
que mudou, mudou para melhor,
E que só usa as
coisas que verdadeiramente lhe servem e fazem bem a paz interior.!
A paz interior
Aconteça o que acontecer na sua vida, não perca a sua paz interior, ela é a força que você precisa para manter-se em equilíbrio mesmo durante as piores tempestades.
Nessa época de pessoas atormentadas por pesadelos, por frustrações e sonhos desfeitos, manter a paz é fundamental para não cair nas armadilhas da depressão.
A carga de informação que você recebe durante o seu dia, a pressão do trabalho, dos estudos e dos relacionamentos, acaba deixando seus nervos em pedacinhos.
Se você não estiver com o pensamento voltado para o seu bem estar, você não consegue manter o equilíbrio e ai, o seu fígado começa a sofrer as primeiras consequências, daí para as doenças do estômago como a gastrite, a úlcera e outros nomes não muito recomendáveis, é um passo.
É preciso que você coloque filtros em sua vida, e ao receber as notícias, sejam elas quais forem, analisar e rapidamente descartar o que não for realmente importante para sua caminhada.
Manter-se em paz é um exercício diário, porque muitos obstáculos estarão presentes no seu dia a dia, a começar pelo seu lar, onde sob o mesmo teto reúnem-se pessoas que não compartilham as mesmas ideias que você.
No trabalho outros problemas nos aguardam. Manter o emprego esta cada vez mais difícil, devido a enorme competição imposta pelas empresas entre os funcionários, tornando o clima às vezes “infernal e insuportável”.
Para complicar tem o seu relacionamento que anda às vezes tão complicado por coisas tão bobas, que você fica pensando, será que vale a pena?
E quando você está a sós, fica imaginando que não nasceu para amar e ser amado, que os anjos te esqueceram e outras besteiras que a solidão causa.
Tudo isso e mais aqueles amigos que acreditam que você é poderoso e usam seu ombro como se fosse um grande muro das lamentações e deixam você mais carregado de energias nada boas.
Cuide-se enquanto é tempo. Para que sua paz continue, use estas regrinhas básicas:
– Use o bom senso ao ler as notícias.
– Pare de ir no embalo dos alarmistas de plantão.
– Ao entrar no local de trabalho, faça uma prece em silêncio e cumprimente a todos com alegria.
– Respeite-se, se não estiver com vontade de falar com ninguém, retire-se e pare de fingir que está tudo bem.
– Peça ajuda. Para ajudar alguém precisamos estar muito bem. Se você não estiver bem, esqueça, você vai prejudicar a você e a quem pediu ajuda. A paz é uma conquista daqueles que se amam.
– Ame-se pelo amor de você mesmo! Ninguém tem o direito de invadir a sua paz e se o estão fazendo é porque você está permitindo.
– Reveja seus atos. Para manter a sua paz vale tudo: banhos relaxantes, orações, terapias, e muito amor. A paz é um exercício diário.
– Sorria mais, relaxe, busque um cantinho dentro de você para ser feliz. Você é responsável pelo seu bem estar. Estando feliz, o outro seguirá o seu exemplo.
– Acredite em você.
– Valorize-se. Você merece muito mais do que tem hoje, e vai conquistar se mantiver seu pensamento voltado para suas conquistas, sonhos e desejos.
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e outro amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer, e principalmente viver.
fé e a esperança
Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantendo a fé e a esperança.
Não se esqueça de que Deus não dá uma cruz mais pesada do que aquela que podemos carregar. Ele dá a lição e as provas conforme o nível de entendimento e evolução do Espírito.
Nesta escola chamada Terra há alunos em diversos graus, alguns mais adiantados, outros mais atrasados, mas o mais importante é que todos estão aprendendo de um jeito ou de outro.
Busquemos compreender as nossas limitações e as dos outros, sem jamais perder a fé e a esperança.
A fé e a esperança são as vitaminas essenciais para mantermos a nossa saúde física, emocional e espiritual.
Lembremo-nos de que Jesus está no leme deste barco da vida, nos guiando e nos amparando em todos os instantes.
Que Deus te abençoe
Nesta nova etapa da vida, Deus te conceda um novo ânimo. Onde quer que fores, Deus te conduza. Onde quer que andares, Deus te dirija. Onde quer que necessites ir, Deus te acompanhe.
Quando a dúvida chegar à mente, Deus te esclareça. Quando a dor chegar ao coração, Deus te conforte. Quando as lágrimas chegarem aos teus olhos, Deus te console. Quando os pés vacilarem, Deus te dê firmeza. Quando o desconhecido te surpreender, Deus te tranquilize. Quando os horizontes escurecerem, Deus te ilumine.
Que em tuas esperanças, Deus te atenda. Que em tuas necessidades, Deus te supra. Que tudo que quiseres, Deus te dê o melhor. Que nas horas de ansiedade, Deus te acalme. Que nas incertezas, Deus te dê segurança. Que em tuas orações, Deus te ouça.
Que a todos os sonhos, Deus te faça concretizar. Que a todos os planos, Deus te faça realizar. Que em todas as decisões, Deus te dê discernimento. Que em todos os passos, Deus te dê o equilíbrio. Que em todas as atitudes, Deus te dê temperança.
Que em todos os empreendimentos, Deus te faça prosperar. Que em todas as batalhas, Deus te dê vitórias. Que em todas as ações, Deus te dê humildade. Que em todos os relacionamentos, Deus te dê amor.
Que enquanto existir trabalho a fazer, Deus te utilize. Que enquanto houver algo a realizar, Deus te use. Que em todos os dias, o amor de Deus continue contigo. Que Deus te abençoe e te guarde. Deus te dê a paz. Amém.
27 formas de ser feliz segundo a Bíblia
Existe uma expressão na Bíblia muito fascinante. Ela geralmente é traduzida por “bem-aventurado” no português e significa “feliz”. Porém, é uma palavra que aponta para uma felicidade duradoura, rica, não passageira. Uma felicidade muito maior do que a nossa sociedade hoje acha que é ser feliz. É justamente esse tipo de felicidade que Deus oferece e que o mundo tenta oferecer, mas não consegue, pois é uma felicidade plena que se origina no próprio Deus. Então, aproveite, são pelo menos 27 formas de ser feliz que eu e você podemos colocar em prática hoje mesmo!
1) Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina (Jó 5:17)
Ser corrigido pelo Pai é muito melhor do que ser corrigido pelo mundo ou pelo mal (que nunca, na verdade, quer nos corrigir para o nosso crescimento). A felicidade está em saber que Deus sabe o que é certo e corrige a quem ama.
2) Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)
O mundo nos oferece muitos caminhos. E vários desses são apresentados como bons caminhos, caminhos que trazem felicidade. Mas o único caminho de felicidade plena é não andar no mesmo caminho dos pecadores. Quem consegue passar longe desses caminhos será feliz.
3) Bem-aventurados todos os que nele se refugiam. (Salmos 2:12)
Todos nós precisamos de um refúgio. Um lugar onde possamos nos abrigar com segurança dos perigos da vida. Aquele que se abriga em Deus é mais feliz do que aquele que procura abrigo em outras coisas que fingem que oferecem uma proteção eficaz e verdadeira.
4) Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto (Salmos 32:1)
Todos pecamos. Não há um único ser humano que consiga viver sem pecar. Os infelizes sofrem pelo peso que seus pecados impõem sobre eles. Os felizes se arrependem, são perdoados por Deus e podem voltar a sorrir sem esse peso nas costas.
5) Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo (Salmos 32:2)
Apesar de sermos pecadores não precisamos viver na prática do pecado. O pecado deve ser como um acidente de percurso que buscamos com diligência que não aconteça. Quem age dessa forma recebe de Deus uma alegria grandiosa.
6) Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança (Salmos 40:4)
Podemos confiar em muitas coisas. Confiar é ter fé em algo ou alguém. A pessoa feliz deposita sua fé na pessoa certa, ou seja, em Deus. Essa confiança traz alegria, pois Deus não pode falhar.
7) Bem-aventurado o que acode ao necessitado (Salmos 41:1)
Deus não nos criou para viermos como uma ilha. Temos semelhantes à nossa volta que estão em condições, muitas vezes, piores do que as nossas. Ajudar o próximo, acudi-lo em sua necessidade é trazer alegria para a vida. Dar é melhor do que receber, pois quem dá é porque tem o que oferecer.
8) Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente (Salmos 84:4)
No Antigo Testamento o templo era chamado de casa de Deus. Era o lugar onde estava a presença de Deus e onde o povo ia para cultuá-Lo. Apesar de Deus estar em todos os lugares, sabemos que a principal casa do Senhor é o nosso coração. Nutrir a presença de Deus em nós é alegria certa, é louvor nos lábios.
9) Bem-aventurado o homem cuja força está em ti (Salmos 84:5)
Precisamos de força para realizar nossos planos. Precisamos de força para viver. A primeira coisa que alguém que está doente relata é a perda de suas forças, de seu ânimo, de sua alegria. Colocar a nossa força em Deus é garantia de que estaremos fortes mesmo em meio as nossas fraquezas.
10) Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes (Salmos 94:12)
Deus é chamado na Bíblia de Pai. Uma das funções mais elementares de um pai é repreender comportamentos errados de um filho. Como filhos, nem sempre ficamos alegres quando somos repreendidos. Mas aquele que entende a repreensão de Deus é feliz.
11) Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo (Salmos 106:3)
Agir com verdade e justiça são marcas do verdadeiro filho de Deus. Quem se baseia nelas é mais feliz, pois age semelhantemente ao próprio Deus.
12) Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR (Salmos 112:1)
O temor do Senhor é a ponte que nos leva ao caminho da sabedoria. E, sabemos, a sabedoria é mais valiosa do que qualquer coisa. Por isso, quem teme a Deus experimenta uma alegria especial.
13) Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho (Salmos 119:1)
Irrepreensível é aquele que vive uma vida reta, com atitudes louváveis. Quem consegue viver dia a dia fazendo boas escolhas, escolhas que agradam a Deus, será uma pessoa muito mais feliz que as outras.
14) Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR! (Salmos 144:15)
O mundo diz que todos os caminhos levam a Deus. Deus diz que apenas um caminho leva a Ele. Quando fazemos de Deus o nosso único Deus e seguimos a Sua vontade andamos no verdadeiro caminho da alegria.
15) Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio (Salmos 146:5)
Quem não precisa de ajuda em alguma coisa? É muito bom quando somos ajudados por alguém que fortalece a nossa força e nos torna capazes de crescer. Ter Deus como nosso auxílio é andar no caminho certo da vitória e da felicidade.
16) Bem-aventurados os humildes de espírito (Mateus 5:3)
Humilde é aquele que reconhece que não é autossuficiente. Deus resiste aqueles que são soberbos e orgulhosos e a felicidade deles é passageira e momentânea, pois não é firmada em Deus. Já aqueles que se colocam diante de Deus em posição de humildade recebem de Deus grandes alegrias.
17) Bem-aventurados os que choram (Mateus 5:4)
O choro não é contrário a alegria como muitos pensam. O choro em muitas ocasiões é necessário para restaurar a alegria. Como quando, por exemplo, pecamos ou estamos afastados de Deus, ou quando injustiças estão diante de nós. Nessas ocasiões é necessário chorar para que a alegria seja renovada.
18) Bem-aventurados os mansos (Mateus 5:5)
Mansidão é a capacidade de agir com delicadeza, com amor, com carinho. Enquanto alguns queriam apedrejar uma mulher pega em adultério, Jesus foi manso e transformou a vida dela. Quem é manso transforma vidas ao seu redor e recebe muita alegria pelo que dá as pessoas.
19) Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça (Mateus 5:6)
Não existe felicidade duradoura na injustiça. Ver a justiça sendo erguida é motivo de alegria. Procurar que essa justiça seja feita em todas as ocasiões que dependam de nós é uma alegria para o coração do que é justo.
20) Bem-aventurados os misericordiosos (Mateus 5:7)
Vivemos em um tempo de muitos corações maus. A misericórdia, que nos faz ter atos de bondade sem esperar nada em troca, é um poderoso combustível que produz alegria, pois os misericordiosos podem ver o poder que ela exerce em nós e através de nós nos outros.
21) Bem-aventurados os limpos de coração (Mateus 5:8)
Estamos em meio a sociedade da malícia. É cada vez mais difícil encontrar pessoas que tenham pureza em seus corações. Fingir ser puro não é o mesmo que ter um coração puro. Deus sonda os corações e conhece a verdade de cada coração. Um coração limpo é a casa onde Deus habita e de onde brota todo tipo de alegria vinda Dele.
22) Bem-aventurados os pacificadores (Mateus 5:9)
As guerras acontecem por muitos motivos. E a maioria desses motivos tem a ver com o egoísmo e a falta de amor do ser humano. Enganam-se os que acham que há somente guerras em campos de batalha. Às vezes travamos guerras na família, no trabalho, na escola, na igreja, etc., porque não somos promovedores da paz. Quem promove a paz colhe muito mais alegria do que aqueles que se alegram em ver o circo pegar fogo.
23) Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça (Mateus 5:10)
Ser justo e buscar a justiça é o correto. Mas numa sociedade corrompida às vezes ser justo é ir contra os interesses de muitos. Mas mesmo assim, é feliz aquele que passa por perseguições porque faz o que é correto. Ele tem alegria em estar do lado certo, do lado de Deus.
24) Bem-aventurados os que não viram e creram (João 20:29)
Deus deseja ser crido pela fé. A fé é o elemento capaz de nos transformar de meros incrédulos em grandes servos de Deus. É mais feliz aquele que consegue colocar sua fé em prática e não depende de provas para crer na ação de Deus.
25) Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova (Romanos 14:22)
Fazer boas escolhas na vida é essencial. Aquele que busca com sabedoria fazer escolhas baseadas na palavra de Deus será feliz porque não terá do que se envergonhar das escolhas que faz, pois são escolhas alicerçadas em firmes fundamentos.
26) Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação (Tiago 1:12)
Muitos não conseguem ser felizes em meio as provações. Acham que felicidade e provação não se misturam. Porém, o servo de Deus consegue extrair da provação muito mais do que o sofrimento e, por isso, consegue ser feliz mesmo diante dela.
27) Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor (Apocalipse 14:13)
A maior felicidade de todas é saber que essa vida não é o fim. A morte não acaba com tudo. Aqueles que morrem sem Deus sofrerão sem Deus na eternidade. Aqueles que morrem na presença de Deus, pois creram em Jesus em vida, continuarão a sua felicidade eternamente na presença de Deus! Que alegria saber disso!
Existe uma expressão na Bíblia muito fascinante. Ela geralmente é traduzida por “bem-aventurado” no português e significa “feliz”. Porém, é uma palavra que aponta para uma felicidade duradoura, rica, não passageira. Uma felicidade muito maior do que a nossa sociedade hoje acha que é ser feliz. É justamente esse tipo de felicidade que Deus oferece e que o mundo tenta oferecer, mas não consegue, pois é uma felicidade plena que se origina no próprio Deus. Então, aproveite, são pelo menos 27 formas de ser feliz que eu e você podemos colocar em prática hoje mesmo!
1) Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina (Jó 5:17)
Ser corrigido pelo Pai é muito melhor do que ser corrigido pelo mundo ou pelo mal (que nunca, na verdade, quer nos corrigir para o nosso crescimento). A felicidade está em saber que Deus sabe o que é certo e corrige a quem ama.
2) Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)
O mundo nos oferece muitos caminhos. E vários desses são apresentados como bons caminhos, caminhos que trazem felicidade. Mas o único caminho de felicidade plena é não andar no mesmo caminho dos pecadores. Quem consegue passar longe desses caminhos será feliz.
3) Bem-aventurados todos os que nele se refugiam. (Salmos 2:12)
Todos nós precisamos de um refúgio. Um lugar onde possamos nos abrigar com segurança dos perigos da vida. Aquele que se abriga em Deus é mais feliz do que aquele que procura abrigo em outras coisas que fingem que oferecem uma proteção eficaz e verdadeira.
4) Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto (Salmos 32:1)
Todos pecamos. Não há um único ser humano que consiga viver sem pecar. Os infelizes sofrem pelo peso que seus pecados impõem sobre eles. Os felizes se arrependem, são perdoados por Deus e podem voltar a sorrir sem esse peso nas costas.
5) Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo (Salmos 32:2)
Apesar de sermos pecadores não precisamos viver na prática do pecado. O pecado deve ser como um acidente de percurso que buscamos com diligência que não aconteça. Quem age dessa forma recebe de Deus uma alegria grandiosa.
6) Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança (Salmos 40:4)
Podemos confiar em muitas coisas. Confiar é ter fé em algo ou alguém. A pessoa feliz deposita sua fé na pessoa certa, ou seja, em Deus. Essa confiança traz alegria, pois Deus não pode falhar.
7) Bem-aventurado o que acode ao necessitado (Salmos 41:1)
Deus não nos criou para viermos como uma ilha. Temos semelhantes à nossa volta que estão em condições, muitas vezes, piores do que as nossas. Ajudar o próximo, acudi-lo em sua necessidade é trazer alegria para a vida. Dar é melhor do que receber, pois quem dá é porque tem o que oferecer.
8) Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente (Salmos 84:4)
No Antigo Testamento o templo era chamado de casa de Deus. Era o lugar onde estava a presença de Deus e onde o povo ia para cultuá-Lo. Apesar de Deus estar em todos os lugares, sabemos que a principal casa do Senhor é o nosso coração. Nutrir a presença de Deus em nós é alegria certa, é louvor nos lábios.
9) Bem-aventurado o homem cuja força está em ti (Salmos 84:5)
Precisamos de força para realizar nossos planos. Precisamos de força para viver. A primeira coisa que alguém que está doente relata é a perda de suas forças, de seu ânimo, de sua alegria. Colocar a nossa força em Deus é garantia de que estaremos fortes mesmo em meio as nossas fraquezas.
10) Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes (Salmos 94:12)
Deus é chamado na Bíblia de Pai. Uma das funções mais elementares de um pai é repreender comportamentos errados de um filho. Como filhos, nem sempre ficamos alegres quando somos repreendidos. Mas aquele que entende a repreensão de Deus é feliz.
11) Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo (Salmos 106:3)
Agir com verdade e justiça são marcas do verdadeiro filho de Deus. Quem se baseia nelas é mais feliz, pois age semelhantemente ao próprio Deus.
12) Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR (Salmos 112:1)
O temor do Senhor é a ponte que nos leva ao caminho da sabedoria. E, sabemos, a sabedoria é mais valiosa do que qualquer coisa. Por isso, quem teme a Deus experimenta uma alegria especial.
Irrepreensível é aquele que vive uma vida reta, com atitudes louváveis. Quem consegue viver dia a dia fazendo boas escolhas, escolhas que agradam a Deus, será uma pessoa muito mais feliz que as outras.
14) Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR! (Salmos 144:15)
O mundo diz que todos os caminhos levam a Deus. Deus diz que apenas um caminho leva a Ele. Quando fazemos de Deus o nosso único Deus e seguimos a Sua vontade andamos no verdadeiro caminho da alegria.
15) Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio (Salmos 146:5)
Quem não precisa de ajuda em alguma coisa? É muito bom quando somos ajudados por alguém que fortalece a nossa força e nos torna capazes de crescer. Ter Deus como nosso auxílio é andar no caminho certo da vitória e da felicidade.
16) Bem-aventurados os humildes de espírito (Mateus 5:3)
Humilde é aquele que reconhece que não é autossuficiente. Deus resiste aqueles que são soberbos e orgulhosos e a felicidade deles é passageira e momentânea, pois não é firmada em Deus. Já aqueles que se colocam diante de Deus em posição de humildade recebem de Deus grandes alegrias.
17) Bem-aventurados os que choram (Mateus 5:4)
O choro não é contrário a alegria como muitos pensam. O choro em muitas ocasiões é necessário para restaurar a alegria. Como quando, por exemplo, pecamos ou estamos afastados de Deus, ou quando injustiças estão diante de nós. Nessas ocasiões é necessário chorar para que a alegria seja renovada.
18) Bem-aventurados os mansos (Mateus 5:5)
Mansidão é a capacidade de agir com delicadeza, com amor, com carinho. Enquanto alguns queriam apedrejar uma mulher pega em adultério, Jesus foi manso e transformou a vida dela. Quem é manso transforma vidas ao seu redor e recebe muita alegria pelo que dá as pessoas.
19) Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça (Mateus 5:6)
Não existe felicidade duradoura na injustiça. Ver a justiça sendo erguida é motivo de alegria. Procurar que essa justiça seja feita em todas as ocasiões que dependam de nós é uma alegria para o coração do que é justo.
20) Bem-aventurados os misericordiosos (Mateus 5:7)
Vivemos em um tempo de muitos corações maus. A misericórdia, que nos faz ter atos de bondade sem esperar nada em troca, é um poderoso combustível que produz alegria, pois os misericordiosos podem ver o poder que ela exerce em nós e através de nós nos outros.
21) Bem-aventurados os limpos de coração (Mateus 5:8)
Estamos em meio a sociedade da malícia. É cada vez mais difícil encontrar pessoas que tenham pureza em seus corações. Fingir ser puro não é o mesmo que ter um coração puro. Deus sonda os corações e conhece a verdade de cada coração. Um coração limpo é a casa onde Deus habita e de onde brota todo tipo de alegria vinda Dele.
22) Bem-aventurados os pacificadores (Mateus 5:9)
As guerras acontecem por muitos motivos. E a maioria desses motivos tem a ver com o egoísmo e a falta de amor do ser humano. Enganam-se os que acham que há somente guerras em campos de batalha. Às vezes travamos guerras na família, no trabalho, na escola, na igreja, etc., porque não somos promovedores da paz. Quem promove a paz colhe muito mais alegria do que aqueles que se alegram em ver o circo pegar fogo.
23) Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça (Mateus 5:10)
Ser justo e buscar a justiça é o correto. Mas numa sociedade corrompida às vezes ser justo é ir contra os interesses de muitos. Mas mesmo assim, é feliz aquele que passa por perseguições porque faz o que é correto. Ele tem alegria em estar do lado certo, do lado de Deus.
24) Bem-aventurados os que não viram e creram (João 20:29)
Deus deseja ser crido pela fé. A fé é o elemento capaz de nos transformar de meros incrédulos em grandes servos de Deus. É mais feliz aquele que consegue colocar sua fé em prática e não depende de provas para crer na ação de Deus.
25) Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova (Romanos 14:22)
Fazer boas escolhas na vida é essencial. Aquele que busca com sabedoria fazer escolhas baseadas na palavra de Deus será feliz porque não terá do que se envergonhar das escolhas que faz, pois são escolhas alicerçadas em firmes fundamentos.
26) Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação (Tiago 1:12)
Muitos não conseguem ser felizes em meio as provações. Acham que felicidade e provação não se misturam. Porém, o servo de Deus consegue extrair da provação muito mais do que o sofrimento e, por isso, consegue ser feliz mesmo diante dela.
27) Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor (Apocalipse 14:13)
A maior felicidade de todas é saber que essa vida não é o fim. A morte não acaba com tudo. Aqueles que morrem sem Deus sofrerão sem Deus na eternidade. Aqueles que morrem na presença de Deus, pois creram em Jesus em vida, continuarão a sua felicidade eternamente na presença de Deus! Que alegria saber disso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário